O que é a Psicoterapia?

O que é a psicoterapia?

As pessoas que procuram apoio psicológico ou ajuda psicológica necessitam, por vezes, de aderir a um processo psicoterapêutico. A psicoterapia consiste na alteração dos padrões de pensamento, de reposta emocional e  de comportamento que originam, mantêm e agravam as condições das pessoas.

A psicoterapia cognitivo - comportamental é um tipo de terapia que procura identificar as causas e as relações entre estes pensamentos, emoções e comportamentos que estão na origem dos problemas psicológicos, emocionais e comportamentais.

 

Por exemplo, nas perturbações de Ansiedade, as pessoas costumam ter um padrão de pensamento relacionado com a sua vulnerabilidade, incapacidade para responder às exigências do meio, uma percepção exagerada sobre as ameaças e uma diminuição da percepção das suas próprias capacidades. Isso leva-as a comportar-se de uma forma evitante, fugindo dos perigos, reais ou imaginários. Dessa forma, confirmam os seus padrões de pensamento e os medos aumentam.

Na Depressão, os pensamentos costumam ser acerca da sua incapacidade pessoal para mudar a situação de sofrimento em que se encontram. Isso faz com que se afastem progressivamente das pessoas e actividades que poderiam ser fonte de prazer. Esse comportamento gera sentimentos de infelicidade que reforça a apatia, num circulo vicioso de que se torna difícil sair.

Ao longo da sua história, cada um de nós vai construindo estas crenças e padrões, utilizando-os de forma automática, sem sequer os questionar.

Em psicoterapia procuramos encontrar esses padrões de pensamento e comportamento, explicar a sua formação e transformá-los, ao mesmo tempo que utilizamos estratégias que permitam às pessoas sentirem-se mais capazes de lidar com as suas dificuldades pessoais

 

A Psicoterapia é uma forma de tratamento para o sofrimento e as perturbações psicológicas. A partir do estabelecimento de uma relação de confiança, tem como objectivos a diminuição do sofrimento e o aumento da sensação de bem-estar das pessoas.

Um psicólogo clínico é um profissional da Psicologia que trabalha na área da Saúde Mental, realizando avaliação psicológica e intervenção psicológica. O psicólogo não é um médico e, portanto, não prescreve medicação. O método do psicólogo clínico é procurar compreender e melhorar o funcionamento das pessoas, bem como os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Um psicólogo clínico desenvolve consigo um plano colaborativo, para o ajudar a pensar de forma mais clara e flexível, e resolver as suas dificuldades. 

 

Existem várias formas de Psicoterapia. 

A terapia Cognitivo-Comportamental é a mais estudada e validada forma de psicoterapia. É comprovadamente eficaz em problemas e transtornos psicológicos como a depressão, ansiedade, ataques de pânico, transtornos alimentares, dependência, abuso de substâncias e distúrbios do sono.


Também tem demonstrado ser eficaz como tratamento adjuvante para a medicação em perturbações mentais graves, tais como a doença bipolar e a esquizofrenia.


A sua eficácia foi também estabelecida para o tratamento de certas doenças, como a síndrome do intestino irritável, síndroma de fadiga crónica, hipertensão, fibromialgia, depressão pós-enfarte do miocárdio, dor no peito não cardíaca, cancro, diabetes, enxaquecas e outras desordens de dor crónica. 

 

A Hipnose Clínica combina a Hipnose com estratégias terapêuticas da Psicologia Cognitiva e Comportamental. 

 

Quer a Hipnose, quer a Terapia Cognitivo Comportamental são também aplicáveis em adolescentes e crianças, casais e famílias.



Para mais informação e avaliação do seu caso, pode utilizar o email diasuteispsicologia@gmail.com. Serei o mais breve possível na resposta.



Dias Úteis – As pessoas são tudo.