top of page

 BEATRIZ LOURENÇO - PSICÓLOGA - PSICOTERAPEUTA 

Beatriz Lourenço - Psicóloga - Dias Úteis Psicologia.jpg

Beatriz Lourenço
Psicóloga - Psicoterapeuta

Fiz a minha formação em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 


Realizei o meu estágio curricular no Gabinete ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, onde dei as minhas primeiras consultas e fiz o primeiro acompanhamento de casos. Desde então, não parei de aprender, realizei formações, procurei estudar autonomamente e desenvolver-me a nível pessoal. Estas iniciativas foram imprescindíveis para aprimorar a minha prática, garantindo uma abordagem consciente e centrada nas necessidades do cliente. Sei que posso ajudá-lo/a.


Ao longo da vida, muitos de nós desenvolvemos esquemas cognitivos e emocionais desadaptativos devido a eventos traumáticos, negligência ou padrões disfuncionais de relacionamento. No entanto, esses não têm necessariamente de nos limitar: somos agentes ativos capazes de reescrever a nossa história interna. Somos capazes de alcançar a mudança e esta acontece através do autoconhecimento que é, nada mais nada menos, o grande objetivo da psicologia.


“Quem conhece os outros é sábio, quem se conhece a si mesmo é iluminado.” Lao-Tsé 


Assim, o meu grande objetivo passa por ajudar as pessoas a ultrapassarem os seus problemas, limitações, medos e inseguranças. É trabalhar de forma colaborativa com a pessoa para atingir mudanças positivas significativas. Neste sentido, dou grande importância à autenticidade de cada relação terapêutica, procurando adequar o conhecimento científico a cada caso, uma vez que cada pessoa é única e merece assumir o papel principal na sua narrativa.  


A minha identidade profissional pauta-se pela sensibilidade, dedicação e compreensão do outro. 

Relativamente a abordagens, utilizo essencialmente a terapia cognitivo-comportamental (que tem uma eficácia comprovada e é amplamente corroborada a nível empírico) e a terapia dos esquemas, que tem vindo a ganhar bastante reconhecimento, principalmente no trabalho com perturbações de personalidade. Ainda assim, utilizo técnicas de outras abordagens teóricas, uma vez que “one size doesn’t fit all”. O que funciona muito bem com algumas pessoas, não funciona da mesma maneira com outras, pelo que é necessário diversificar mediante a unicidade da pessoa com quem trabalhamos. 
Realizo acompanhamento psicológico direcionado para jovens adultos e adultos. Trabalho em consulta individual presencial ou online.

Em consulta comigo pode esperar:


Uma relação terapêutica segura, onde a escuta ativa, aceitação, curiosidade, respeito e empatia prevalecem;


Um olhar com base em conhecimento científico que respeite a unicidade de cada caso, apoiado por uma procura de atualização contínua (formação, livros, orientação) e pela preparação antecipada de consultas;


Reflexão para a aprendizagem e para a mudança;

Resolução dos seus problemas emocionais e comportamentais.

Domínios em que o/a posso ajudar:


- Padrões de vida desadaptativos: Sente que continua a entrar em relacionamentos com pessoas frias? Sente que tem algum defeito e tem medo de que se as pessoas o conhecerem realmente podem não gostar de si? Coloca as necessidades dos outros acima das suas, pelo que as suas nunca são satisfeitas e até pode nem saber quais são as suas verdadeiras necessidades? Estes são exemplos de armadilhas de vida. Estas determinam a forma como pensamos agimos e nos relacionamos com os outros e ativam sentimentos fortes como raiva, ansiedade e tristeza. Neste sentido, o trabalho em consulta passa por identificar e modificar estes padrões de vida que se perpetuam e que geram mal-estar. 


- Relações interpessoais, Comunicação e Imposição de limites: Embora sejamos seres sociais por natureza, a capacidade de comunicar de maneira assertiva e estabelecer limites saudáveis não é inata, mas sim algo que pode ser aprendido e aprimorado ao longo do tempo. Estes aspetos podem ser alvo de intervenção em consulta.


- Luto e Processos de Perda: A vivência do luto e a de perdas significativas, seja por morte, término de relacionamentos ou adaptação a novas realidades como um diagnóstico ou mudança de cidade, são eventos marcantes e transformadores. Em consulta ofereço apoio psicológico durante esses períodos desafiadores, auxiliando na compreensão e integração das complexidades emocionais associadas ao luto.


- Depressão e Ansiedade: As consultas consistem num espaço seguro, onde podemos explorar, em conjunto, as origens dessas questões, desenvolver estratégias para enfrentá-las e trabalhar a resiliência. O objetivo passa por apoiar na construção de caminhos que levem a uma vida mais equilibrada e significativa.


- Desenvolvimento Pessoal e Autoconhecimento: Um processo terapêutico não tem de ser iniciado apenas quando existe sofrimento emocional. O autoconhecimento é essencial para o bem-estar mental e o percurso do desenvolvimento pessoal é único para cada indivíduo. 


- Autoestima: Cultivar uma autoestima saudável é fundamental para o bem-estar. O objetivo é trabalhar para fortalecer a autoimagem e promover um relacionamento mais positivo com a própria pessoa.

Pode ver todos os horários disponíveis e efectuar uma marcação directamente clicando no link abaixo - "Marcar Consulta". Se desejar que a consulta seja efectuada à distância, especifique-o, por favor, no momento da marcação.

Se tiver alguma questão ou dificuldade, não hesite em contactar-nos diasuteispsicologia@gmail.com. Seremos rápidos na resposta.


 

bottom of page