
TRATAMENTO DA FOBIA SOCIAL
Fobia Social - O que é, Sintomas da Fobia Social e Tratamento com Psicoterapia
O termo fobia social ou transtorno de ansiedade social é usado para descrever a ansiedade intensa que surge em situações sociais e de desempenho. Por vezes, este tipo de ansiedade é também descrito por outros termos como timidez patológica, timidez social ou ansiedade social.
​
Sintomas da Fobia Social
​
As pessoas com este problema receiam que os outros possam notar os sinais de ansiedade e encaram essa possibilidade como humilhante, como um sinal de fraqueza. Esse receio, o medo de ter medo, provoca ainda mais ansiedade.
​
O medo social na grande maioria das vezes está associado às situações de desempenho, como falar em público, interagir socialmente no quotidiano, ir a uma festa, ter uma entrevista de emprego, etc.
​
A ansiedade sentida simplesmente por imaginar estas situações de exposição social pode atingir tais proporções e intensidade que pode preencher os critérios para Ataque de Pânico.
​
Embora na maior parte das vezes, as pessoas com fobia social percebam os medos experimentados como desproporcionados em relação às situações, as pessoas com esta perturbação tendem a evitar as situações temidas e quando as enfrentam, fazem-no com grande sofrimento.
​
As pessoas com fobia social sentem este problema como uma incapacidade pessoal, manifestam vergonha pela própria condição, apresentam uma hipersensibilidade a criticas, mantêm uma avaliação negativa a respeito de si mesmas, têm sentimentos de inferioridade, e apresentam grande dificuldade em serem assertivas.
​
Tratamento da Fobia Social
​
O tratamento da fobia social passa por ensinar estratégias de confronto (comportamentais e cognitivas) que permitam às pessoas compreender o problema e começar a utilizar essas estratégias para controlar os sintomas produzidos pela ansiedade.
​
A terapia cognitivo-comportamental, em conjunto ou não com a farmacologia, é segundo a literatura científica, a principal intervenção terapêutica para os quadros de fobia social. Mesmo nos casos em que se julgue necessário um complemento farmacológico, aos poucos, à medida que as pessoas aprendem a controlar os sintomas e enfrentar as situações, a medicação deixa de ser necessária.
​
Pode encontrar mais informações neste artigo do Blogue.
​
Se tiver alguma questão, sobre a Fobia Social, outras fobias específicas, ou sobre qualquer outro tipo de problema psicológico, não hesite em contactar-nos.
​
