Dias Úteis - Psicologia - Fobia Social

A Fobia Social

 

O termo fobia social ou transtorno de ansiedade social é usado para descrever a ansiedade intensa que surge em situações sociais e de desempenho. Por vezes, este tipo de ansiedade é também descrito por outros termos como timidez patológica, timidez social ou ansiedade social.

Sintomas da Fobia Social

As pessoas com este problema receiam que os outros possam notar os sinais de ansiedade e encaram essa possibilidade como humilhante, como um sinal de fraqueza. Esse receio, o medo de ter medo, provoca ainda mais ansiedade.

O medo social na grande maioria das vezes está associado às situações de desempenho, como falar em público, interagir socialmente no quotidiano, ir a uma festa, ter uma entrevista de emprego, etc.

A ansiedade sentida simplesmente por imaginar estas situações de exposição social pode atingir tais proporções e intensidade que pode preencher os critérios para Ataque de Pânico.

Embora na maior parte das vezes, as pessoas com fobia social percebam os medos experimentados como desproporcionados em relação às situações, as pessoas com esta perturbação tendem a evitar as situações temidas e quando as enfrentam, fazem-no com grande sofrimento.

As pessoas com fobia social sentem este problema como uma incapacidade pessoal, manifestam vergonha pela própria condição, apresentam uma hipersensibilidade a criticas, mantêm uma avaliação negativa a respeito de si mesmas, têm sentimentos de inferioridade, e apresentam grande dificuldade em serem assertivas.

Tratamento da Fobia Social

O tratamento da fobia social passa por ensinar estratégias de confronto (comportamentais e cognitivas) que permitam às pessoas compreender o problema e começar a utilizar essas estratégias para controlar os sintomas produzidos pela ansiedade.

A terapia cognitivo-comportamental, em conjunto ou não com a farmacologia, é segundo a literatura científica, a principal intervenção terapêutica para os quadros de fobia social. Mesmo nos casos em que se julgue necessário um complemento farmacológico, aos poucos, à medida que as pessoas aprendem a controlar os sintomas e enfrentar as situações, a medicação deixa de ser necessária.

Pode encontrar mais informações neste artigo do Blogue.

Se tiver alguma questão, sobre a Fobia Social, outras fobias específicas, ou sobre qualquer outro tipo de problema psicológico, não hesite em contactar-nos.

Voltar a Especialidades

Dias Úteis - As pessoas são tudo.