Encontrar o Melhor Psicólogo Para Si.

Atualizado: Jan 6


A procura de um psicólogo é geralmente o culminar de uma tarefa difícil.


Reconhecer os problemas, lutar sozinho/a com estes problemas, lutar com a incompreensão e a culpabilização social, com a culpa ou a vergonha por não os ultrapassar sem ajuda.


Perceber que necessitamos de ajuda para os resolver, pesquisar informação acerca desses problemas, procurar a experiência de outras pessoas, saber preços e procurar informação sobre os tipos de psicoterapia existentes, procurar informação sobre os psicólogos disponiveis...


E no final, tomar a decisão de investir tempo e dinheiro num processo terapêutico.


Questões: "Será que vale a pena?", "Qual será o melhor psicólogo / psicoterapeuta destes que encontrei na Internet?". Procurarei responder a estas duas questões de forma breve.


Vale a pena fazer psicoterapia?

Fazer psicoterapia pode ser uma experiência profundamente transformadora.


Um bom psicólogo sabe disso porque já fez ou faz psicoterapia com um colega da sua profissão. Dessa forma já experimentou o que há a ganhar, compreende o valor e a dificuldade do seu trabalho e percebe o processo psicoterapêutico, quer enquanto paciente, quer enquanto terapeuta.


Como escolher o melhor psicólogo para si?

Embora a maior parte dos psicólogos se ache melhor do que os outros (isto é mesmo verdade, há pelo menos um estudo que o confirma), é importante dizer que não existe "o melhor psicólogo". Mas existe o melhor psicólogo / psicoterapeuta para si. Como descobri-lo?


Procure ver várias páginas de psicólogos/as existentes na sua área de residência. Procure, por exemplo "Psicólogos Porto" e veja que opções lhe aparecem. Leia atentamente os textos acerca da sua história profissional e acerca dos problemas que o/a afectam.


Procure perceber que tipo de psicoterapia é que estes profissionais utilizam e procure informações acerca da eficácia terapêutica dessas abordagens - por exemplo, faça uma busca por "Psicoterapia Cognitivo Comportamental eficácia".


Pode também procurar em directórios de especialistas como Therapyroute.com ou Doctoralia. Poderá pesquisar por experiência, tipo de serviços prestados, localização geográfica e tipo de terapia utilizada.


Compare preços e veja os testemunhos, veja se estes testemunhos são de confiança ou se podem ser artificialmente criados. Escreva aos terapeutas que seleccionou para esclarecer quaisquer dúvidas que tenha.


Estas não são, obviamente, as únicas questões que surgem durante este processo de consciência e selecção. Poderá encontrar as respostas a outras questões frequentes na página de Perguntas Frequentes.


Tome o tempo necessário para fazer uma boa escolha. Se necessitar de mais informação, escreva - diasuteispsicologia@gmail.com. Terei todo o gosto em responder.


  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 DIAS ÚTEIS, Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Disaine