top of page

PATRÍCIA ARAÚJO - PSICÓLOGA - PSICOTERAPEUTA 

Patrícia Araújo - Psicóloga, Psicoterapeuta - Dias Úteis Psicologia e Psicoterapia no Port

Patrícia Araújo
Psicóloga - Psicoterapeuta

O meu sonho foi sempre a Psicologia, ser psicóloga, ajudar pessoas a entender-se e a evoluir. Antes de terminar o curso de Psicologia trabalhei como auxiliar de acção educativa, tomei conta de crianças, tomei conta de pessoas idosas, vendi livros, fui assistente de biblioteca e funcionária administrativa na Sonae. Sempre com o esse objectivo em mente, ser psicóloga, sempre tentando aplicar o que aprendia nas aulas nas minhas actividades profissionais. A experiência no mundo do trabalho e o contacto com todo o tipo de pessoas, de vários níveis sócio-profissionais permite-me olhar as experiências pessoais dos pacientes com outros olhos, permite-me ser uma melhor psicóloga.

Durante a pandemia do Covid-19, mais uma vez tentei aplicar o que aprendia nas aulas, fornecendo apoio psicológico às pessoas que conviviam comigo. Nessa altura, as prioridades eram a intervenção em crise e o treino cognitivo, quer como medidas de redução da ansiedade, quer como medidas preventiva das doenças neurodegenerativas.

 

Posteriormente, colaborei em contexto organizacional, na promoção de competências de gestão de stress, ansiedade e da promoção de relações saudáveis.

Atualmente, a abordagem de intervenção que utilizo veicula-se nas Terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração, as quais abrangem um grupo heterogéneo de tratamentos, nomeadamente técnicas de relaxamento respiratório, corporal e mindfulness. Estas terapias apresentam evidências empiricamente validadas sendo as de maior sucesso no tratamento da ansiedade.

Posso ajudá-lo/a, passo a passo, a ter recursos que possibilitem a gestão eficiente da sua ansiedade e que consiga fazer as escolhas que deseja para a sua vida de forma autónoma. Que consiga progressivamente superar os medos que o/a condicionam a um estado de sobrevivência constante, ajudá-lo/a a obter o seu equilíbrio físico, mental e emocional.

Neste processo colaborativo que existe entre terapeuta e cliente, facilito a compreensão que as pessoas têm de si próprias, de quem são e qual o caminho que pretendem fazer na sua vida e essencialmente que apliquem as competências adquiridas para além da terapia, ou seja, no seu contexto de vida diário.

Estou sempre a aprender, fomentei uma atualização constante de conhecimentos fidedignos, porque considero o conhecimento cientifico imprescindível para uma prática competente. Para além da formação universitária, fiz também as seguintes formações:

Primeiros socorros psicológicos

Inteligência emocional

Gestão de conflitos

Gestão pessoal de carreira

 

Os medos na infância

Psicopatologia na infância e na adolescência

Certificação de competências pedagógicas

O somatório das minhas experiências, principalmente as relações pessoais e profissionais que estabeleci com a população de várias faixas etárias, possibilitou-me construir uma visão da Psicologia, como uma ciência essencialmente humana que participa ativamente na formação e integração de necessidades como as da vinculação segura, autoestima e de autonomia. Por fim, os fatores que considero essenciais para o sucesso terapêutico são:

- A qualidade da relação entre cliente e terapeuta

- A formulação conjunta e clara dos objetivos a alcançar em terapia

- A expetativa positiva do cliente face aos resultados do trabalho conjunto

Se ainda tiver alguma questão, não hesitem em contactar-nos - diasuteispsicologia@gmail.com

Se pretender marcar directamente uma consulta, basta seguir o link do botão abaixo (Marcar Consulta - Patrícia Araújo). Se preferir, pode também ligar para o nosso telefone 962 399 605 (preço normal do seu tarifário) - Se não conseguirmos atender imediatamente, deixe recado, por favor. Devolveremos a sua chamada assim que possível.

bottom of page