top of page

PSICOLOGIA - A HIPNOSE CLÍNICA

Temos assistido a uma proliferação de anúncios a serviços de Hipnose que prometem a cura de problemas psicológicos e comportamentais através da Hipnose. Mas o que é a Hipnose para um psicólogo de formação? Para nós, psicoterapeutas, é uma forma de quebrar as associações existentes entre os estímulos (pensamentos, imagens, memórias traumáticas, medos relativos ao futuro) e as respostas emocionais condicionadas. É também uma forma de treinar na nossa mente os comportamentos que queremos aumentar no quotidiano.





Aquilo que se chama Hipnose é um estado de relaxamento, onde as pessoas se mantêm acordadas e experimentam sensações, sentimentos, recordações e imagens. O terapeuta utiliza então, intencionalmente, este relaxamento induzido para ajudar os pacientes a encontrarem novas formas de processar as memórias traumáticas e os pensamentos disfuncionais e intrusivos. Através destes exercícios, semelhantes à meditação guiada, os pacientes podem encontrar novas formas de encarar o passado, novas formas de processamento emocional, novas formas de encarar o futuro. É possível, por exemplo, aprender a evocar memórias ou antecipar o futuro sem as emoções habitualmente associadas (medo, vergonha ou culpa, por exemplo).


É uma ferramenta muito útil e muitas vezes utilizada no processo psicoterapêutico e que, por vezes e só por si, produz os resultados que pretendemos, por exemplo a eliminação de uma fobia específica, a conclusão do processo de Luto ou a introdução de um comportamento novo no nosso reportório comportamental.


A Hipnose Clínica pode ser também utilizada na psicoterapia em casos de depressão, pânico, ansiedade, problemas com a autoestima e com a imagem corporal, medos, dificuldades em tomar decisões, deixar de fumar e dietas.


Mas atenção!





Contrariamente ao que vemos pessoas pouco escrupulosas a prometer, a Hipnose, ou a Hipnoterapia, não é uma solução milagrosa para os problemas das pessoas. Embora os resultados da Hipnose possam ser em alguns casos extraordinariamente rápidos, sem uma orientação terapêutica consistente, esses resultados tendem a ser temporários. A Hipnose só funciona, de forma consistente e prolongada no tempo, se enquadrada numa perspectiva mais vasta de aceitação e compreensão pessoal.


Por vezes, as pessoas que oferecem serviços de hipnoterapia nem sequer são psicólogos, o que traz riscos acrescidos para as pessoas que recorrem a estes serviços em busca de uma cura rápida e indolor para problemas complexos e que causam muito sofrimento. Se procurar serviços de psicoterapia, procure obter informações sobre os terapeutas: se está inscrito na Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde fez a sua formação, quantos anos de prática possui, onde e com quem trabalhou, se existem comentários credíveis de antigos pacientes.


A Hipnose pode ser uma ferramenta útil em psicoterapia. Mas desconfie se lhe disserem que é a solução para os seus problemas


Se ainda assim ficou com dúvidas acerca da Hipnose, não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em responder a quaisquer questões que tiver, sobre este ou qualquer outro assunto relacionado com os nossos serviços ou a Saúde Mental.


Telefone - 962 399 605

Comments


bottom of page