Dias Úteis - Psicologia - Neuropsicologia

Daniela Alexandra Almeida Sousa

Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica

Concluí o meu mestrado na área da Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica em 2015, pela Universidade de Aveiro. Realizei um curso de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde. A minha licenciatura de base é em Psicologia e Psicopedagogia Clínica. Possuo experiência na avaliação neuropsicológica do idoso (institucional e domiciliária); na intervenção, tanto a nível preventivo como de reabilitação; na promoção de cuidados específicos e na orientação e formação (familiares/cuidadores), sendo este o projeto ao qual me tenho dedicado este último ano. Neste momento, sou também responsável por um Centro de Dia.

Interesso-me ainda pela problemática da Esquizofrenia, área em que já contribuí com publicações científicas. A minha formação e experiência permitem-me, a partir da avaliação neuropsicológica, delinear programas de Reabilitação Neuropsicológica e de apoio e formação às famílias das pessoas afectadas.

 

Este tipo de intervenção permite recuperar funções cognitivas perdidas, prevenir a deterioração das funções preservadas e ajudar as famílias das pessoas afectadas a lidar com a situação. Este tipo de intervenção é particularmente indicado em casos de:

Esquizofrenia

Perturbação Bipolar

Demências 

  Demência do Tipo Alzheimer
  Demência Vascular 
  Demência com corpos de Lewy
  Demência Fronto-Temporal

Défices cognitivos ligeiros

AVC’s - Acidentes Vasculares Cerebrais

Traumatismos crânio-encefálicos

Epilepsia

Perturbações da Linguagem - perda e/ou alterações da fala
Pessoas acamadas com necessidade de estimulação cognitiva

Outras doenças neurológicas

Se tiver alguma questão sobre o que é a neuropsicologia ou de que forma podemos ajudar neste tipo de patologias, não hesite em contactar-nos.


Dias Úteis – As pessoas são tudo.