Dias Úteis - Psicoterapia - Autismo e Asperger

Perturbações do Espectro Autista

Sintomas de Perturbações do Espectro Autista

 

O Autismo é definido comportamentalmente, como uma síndrome com sintomas que envolvem:



1) dificuldades/atraso na aquisição da linguagem



2) dificuldades nos comportamentos de interacção social

 

3) comportamentos, interesses e actividades restritos, rígidos e repetitivos.


Em Portugal Continental, o último grande estudo (Oliveira e colaboradores, 2007) detectou autismo em uma em cada mil crianças com idades entre os 6 e os 9 anos, sendo os rapazes mais afectados do que raparigas numa proporção de 2 para 1. Os estudos epidemiológicos internacionais apontam para uma prevalência ao longo da vida entre 2 e 5 casos por cada mil habitantes e uma proporção entre homens e mulheres de 5 para 1.


Na Perturbação de Asperger, embora se manifestem sintomas semelhantes aos do Autismo, não ocorrem dificuldades na aquisição da linguagem. Os outros sintomas (interacção social e comportamentos/interesses restritos e repetitivos) assumem uma forma menos intensa.

As Perturbações Autísticas são tradicionalmente vistas como doenças cerebrais, de base genética. Recentemente começam a ser vistas como perturbações de tipo sistémico, de base genética mas ambientalmente influenciadas por factores como toxinas, alimentação, existência de outras patologias, stressores ambientais e alimentação.


As recentes abordagens sistémicas que conjugam a terapia comportamental com a intervenção médica nos processos inflamatórios e transtornos gastrointestinais, bem alterações da dieta, têm produzido resultados espectaculares na melhoria dos sintomas de autismo.



Crianças diagnosticadas precocemente, com o apoio orientado dos pais e com terapia comportamental, podem ser adultos com uma vida perfeitamente normal.



Sinais de alarme para o Autismo


A criança:

Não sorri ou manifesta outras expressões de contacto social até aos seis meses (ou posteriormente)
Não responde a estímulos sociais até aos nove meses (não responde a sons, sorrisos ou outras emoções faciais)
Não balbucia até aos 12 meses
Não demonstra interesse por objectos apontando, mostrando ou tentando tocar-lhes aos 12 meses
Não diz nenhuma palavra aos 16 meses
Não forma frases de duas palavras com 24 meses
Qualquer perda do balbucio, discurso ou de habilidades sociais em qualquer idade

Claro que estes marcos temporais são apenas indicadores, há crianças que são mais rápidas na sua maturação fisiológica e cognitiva e outras que necessitam de mais tempo. Regra geral, considera-se normal uma variação de seis meses para os marcos de desenvolvimento das crianças. De qualquer das formas, esteja atento. Procure informação (por exemplo: http://www.appda-norte.org.pt/) e, caso existam motivos de preocupação, procure ajuda especializada.


​Tratamento do Autismo e Asperger:

Utilizamos um programa comportamental de tratamento intensivo - Skills®. O Skills® foi desenvolvido nos Estados Unidos pelo C.A.R.D. (Center For Autism and Related Disorders) e tem obtido resultados verdadeiramente espectaculares no tratamento das Perturbações do Espectro Autista. É o mais estudado e cientificamente validado programa de intervenção em perturbações do espectro autista, sendo inclusivamente comparticipado por diversos estados nos Estados Unido da América.

A partir de um diagnóstico inicial é elaborado um plano de tratamento dirigido a seis áreas do funcionamento da criança: Desenvolvimento Motor, Funções Adaptativas (comer, vestir, segurança), Funções Executivas (planear, organizar), Jogo (jogo simbólico e motor), Funções Cognitivas (emoções, pensamento, relações causais)  e Resultados Académicos (linguagem e conceitos numéricos). Os progressos são acompanhados sessão a sessão e comparados com o diagnóstico inicial.

 

Crianças autistas que seguiram o programa atingem, no final do tratamento, os mesmos resultados, nas áreas trabalhadas, que crianças normais.

Esta metodologia pode ser aplicada por profissionais ou pelos pais em sua própria casa. O preço do programa básico - 2 horas semanais - é de 390 euros mensais. 



Se deseja mais informação, ou alguma informação sobre patologias ou problemas específicos, contacte-nos. Teremos todo o gosto em ajudar.

Voltar a Especialidades


​Dias Úteis - As pessoas são tudo.​​​

Fontes:

CARD - http://www.centerforautism.com/
Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM - IV)​
Filipe, Carlos Nunes: Autismo - conceitos, mitos e preconceitos (2012)